Livro: Questões fundamentais de Hermenêutica

Autor:

Categoria:

Páginas: 206

Sinopse

O termo hermenêutica provém do verbo grego (…) significa declarar, anunciar, interpretar ou esclarecer e, por último, traduzir. Apresenta, pois, uma multiplicidade de acepções, as quais, entretanto, coincidem em significar que alguma coisa é ‘tornada compreensível’ ou ‘levada à compreensão’.

Isso acontece em qualquer enunciado linguístico, que pretenda despertar uma compreensão, tornando algo inteligível. É o que sucede, principalmente, na interpretação ou esclarecimento de um enunciado obscuro, de difícil
compreensão, como, por exemplo, um texto histórico ou literário, cujo (1) sentido não aparece imediatamente, mas deve antes ser tornado compreensível.

E, por último, tal coisa ocorre na tradução de um texto, visto que toda tradição consiste na transposição de um complexo significativo para outro horizonte de compreensão linguística (2)
(…) Somente a mais nova hermenêutica, influenciada pelas ciências do espírito e pela filosofia, mostrou gradativamente que subjazem a isso tudo problemas mais profundos e mais fundamentais. Que significa afinal “compreender”? (3)


Postados recentemente

Será que a Bíblia é Verdadeira… Mesmo?

,

Novas Evidências que Demandam Um Veredito. Evidência 1 & 2 – Volume Único

O Mestre da Sensibilidade – Vol 2

A Verdade Nua e Crua

O Toque De Midas – John Train

O Toque de midas

Não Tenho Fé Suficiente Para Ser Ateu

O problema do mal: Uma antologia de textos filosóficos

A Manifestação da Glória de Deus

Guia Completo do pregador

E-book 4 Semanas Para Conquistar Clientes de Coaching

Coletânea Liderança #2 da série "A Escalada"

Barnabé : Um legado épico

Capitalismo, Socialismo e Democracia

O Futuro da Democracia

O Ódio à Democracia